Morre o gênio militar que derrotou japoneses, franceses e americanos no Vietnã

O general em foto da Wikpedia

O general em foto da Wikpedia

O general vietnamita Vo Nguyen Giap, considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, morreu na quinta-feira passada (3 out) aos 102 anos de idade. Utilizando táticas de guerrilha, Giap lutou contra a ocupação japonesa no Vietnã, durante a Segunda Guerra Mundial, destruiu o exército colonial francês (1954) e arrasou com os americanos depois de onze anos de ferozes combates. As forças de Washington tiveram 350 mil baixas no Vietnã, entre as quais 57 mil mortos. Foi a maior derrota dos Estados Unidos em toda a história moderna. O cérebro por trás desse desastre foi justamente o general Giap, um homem de 1,60 de altura, que não pesava 50 quilos.
“Derrotamos os franceses porque eles eram arrogantes. Derrotaremos os americanos porque eles são muito mais arrogantes que os franceses”. A frase do general Giap ficou famosa durante a “Ofensiva do Tet”, em 1968, quando se iniciou a escalada militar que expulsaria os Estados Unidos, em 1972, e tomaria o poder em 1975. Giap foi o criador de uma teoria militar revolucionária que ficou conhecida como “Guerra Popular Prolongada”, descrita no livro “Guerra do Povo – Exército do Povo”. As teses do comandante comunista tiveram grande influência entre os movimentos armados de esquerda dos anos 1960/70, especialmente na África e América Latina.
Na guerra travada pelos americanos no Vietnã, 68% das baixas foram provocadas por armadilhas e emboscadas. “Eles aceitavam todas as nossas provocações”, comentou o general Giap. O chefe militar comandou um exército de camponeses pobres e determinados. “Uma ralé armada com botoques”, conforme a descrição de um alto funcionário do Pentágono à época da guerra. Esse americano esqueceu que era justamente assim que os ingleses chamavam o exército de George Washington, durante a grande Revolução Americana de 1776.

Giap, de pé, durante a guerra contra os franceses

Giap, de pé, durante a guerra contra os franceses

Anúncios
Esse post foi publicado em Violência e crime organizado. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Morre o gênio militar que derrotou japoneses, franceses e americanos no Vietnã

  1. Marco Justino disse:

    Gênio militar sem duvida …SÓ NÃO CONSEGUIU SE LIVRAR DO “COLONIALISMO SOVIÉTICO” com seu maldito regime comunista!!!!!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s