Denúncia: passaportes brasileiros são usados para disfarçar terroristas da Al Qaeda.

passaporte bra

Combates entre forças governamentais do Iêmen, país do sudoeste da Península Arábica, e terroristas da Al Qaeda resultaram na morte de 27 pessoas e levantaram a suspeita de que passaportes brasileiros estão sendo utilizados pela organização. Uma base do grupo, criado por Osama Bin Laden, foi atacada nas proximidades da cidade de Azzan no dia 29 de abril. Houve violento confronto: 15 soldados e 12 jihadistas morreram. Com os terroristas foram encontrados passaportes brasileiros. Uma semana já se passou e o Itamaraty ainda não sabe informar se os documentos eram falsificados.
O nosso passaporte é muito visado por criminosos internacionais, especialmente pelas características físicas do brasileiro. Podemos ser louros de olhos azuis, negros ou mulatos, índios, asiáticos ou com traços árabes. Somos um país pacífico e nossos viajantes não despertam muitas suspeitas. Justamente por isso o nosso passaporte é tão cobiçado. No mercado negro, vale entre 10 e 15 mil dólares. Se tiver um visto americano, vale muito mais. A Polícia Federal sabe que alguns brasileiros vendem o passaporte no exterior e dão queixa de roubo às autoridades locais. Voltam para casa com um documento provisório, fornecido por embaixadas e consulados do Brasil, embolsando uma boa grana.
Esse truque já era conhecido dos nossos federais e do FBI. Mas encontrar passaportes brasileiros numa base da Al Qaeda é outra história. Nosso embaixador na Arábia Saudita, Flávio Marega, falou com diplomatas iemenitas e levantou a tese de que sejam documentos falsificados. Mas ainda não há informações oficiais.

Anúncios
Esse post foi publicado em Violência e crime organizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s