50 mil reais: São Paulo anuncia programa de recompensa para prender bandidos perigosos.

O governo paulista anunciou, na última terça-feira (6 mai), um programa destinado a pagar recompensas para quem der pistas de bandidos envolvidos em crimes violentos. Basta acessar o site Web Denúncia e entregar o criminoso. Quem colaborar pode receber até 50 mil reais de prêmio, se a informação resultar em captura. Coisa semelhante já acontece em outros Estados, como no Rio de Janeiro.
Como sabemos, as polícias estão cada vez mais dependentes desse tipo de denúncia e das imagens de câmeras de segurança, que atualmente respondem pela maior parte da elucidação dos crimes, principalmente daqueles que têm destaque na mídia. Ou seja: não é que a polícia tenha aumentado seu poder de investigação. É que está cada vez mais apoiada nos meios eletrônicos e nas denúncias anônimas. Muitas vezes, os investigadores nem saem da delegacia: recebem a solução de bandeja.
No entanto, há muitos perigos nesse método, nem sempre confiável. Recentemente, no litoral paulista, uma denúncia na Internet levou ao linchamento de uma pobre mulher, supostamente “sequestradora de crianças”. Apesar de inocente, foi espancada até a morte. E é bom notar que não tinha havido nenhum sequestro de criança na cidade. O Secretário da Segurança, Fernando Grella Vieira, anunciou o programa de recompensas como se fosse uma grande notícia. Mas a ideia já tinha sido anunciada pelo governador Geraldo Alckmin em janeiro de 2002 – e nunca posta em prática.
Pior: fontes da própria polícia acreditam que a deduragem, remunerada com valores entre 5 mil e 50 mil reais, terá pouco ou nenhum efeito sobre os índices de criminalidade. Talvez resolva um ou outro caso, mas não muda o cenário alarmante.

Anúncios
Esse post foi publicado em Violência e crime organizado. Bookmark o link permanente.

2 respostas para 50 mil reais: São Paulo anuncia programa de recompensa para prender bandidos perigosos.

  1. Pedro Tavarez disse:

    Isso é mais do que se paga a um policial por ano… rs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s