Montadora espionou Lula e outros sindicalistas durante o regime militar. E mandou as informações para os órgãos de segurança. Os arapongas da Volkswagen delataram inclusive os trabalhadores que fumavam maconha.

 

O ex-presidente Lula, durante greve de metalúrgicos no ABC.

O ex-presidente Lula, durante greve de metalúrgicos no ABC.

                    Na edição online da Folha de S. Paulo, foi publicado hoje (5 set):

                    “A montadora Volkswagen espionou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando ele era líder sindical na década de 80. De acordo com a agência Reuters, a empresa encaminhou as informações para o governo militar. Eram dados sobre greves, reivindicações salariais e encontros sindicais”.

                    Os espiões da montadora alemã, com várias unidades de produção no Brasil, anotaram que Lula, durante um comício de operários (19 de junho de 1983), teria dito que “falta vergonha” à ditadura. Outro delito do líder sindical que seria eleito presidente duas vezes: Lula teria aconselhado os trabalhadores a não pagar mais as prestações da casa própria junto ao sistema nacional de habitação. Isto seria uma forma de “protesto político” e de resistência ao arbítrio.

                    A denúncia, feita pela agência de notícias Reuters, foi comprovada por meio de 20 documentos “sigilosos” descobertos no Arquivo Nacional por pesquisadores da Comissão Nacional da Verdade, que apura crimes políticos no Brasil. A reportagem da Folha acrescenta:

                    “A Volkswagen informou ao governo militar o nome dos funcionários envolvidos em atividades sindicais e dos que foram flagrados fumando maconha. Esses dados teria sido usados pela polícia para deter e ameaçar sindicalistas”.

                    Durante os anos 1980, a Volkswagen do Brasil era a maior indústria automobilística instalada no Patropi. Tinha quase o monopólio das vendas de automóveis e caminhões. Precisava participar de tamanha baixaria? A indústria diz que está investigando a participação de seus funcionários no esquema de espionagem.

                    Ah, bom… ficamos todos mais tranquilos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s