OTAN vai atacar o ISIS e quer “eliminar” os líderes terroristas. Obama e Cameron assinam declaração conjunta: “os acontecimentos em outras partes do mundo afetam nossa segurança em casa”. A guerra na Síria e no Iraque vai piorar!

Militante do ISIS sobre um caça sírio capturado.

Militante do ISIS sobre um caça sírio capturado.

                     A reunião de cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que se realiza no País de Gales (Inglaterra), aprovou a criação de um “núcleo de coalizão” para responder à violência da milícia radical islâmica ISIS. O grupo de retaliação será formado pelos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Itália, Turquia, França, Austrália, Polônia e Dinamarca. Mas os líderes dessas potências já avisaram que não vão “colocar botas no terreno”. Ou seja: não tentarão uma invasão por terra, que poderia custar a vida de milhares de soldados da coalizão. A resposta será com aviões e foguetes, além do envio de instrutores militares para fortalecer as tropas curdas e iraquianas que enfrentam o ISIS.

                    O tom das ameaças sinaliza uma escalada belicista na Síria e no Iraque. Nos últimos 11 anos, mais de 380 mil pessoas morreram nesses dois países. Segundo os líderes da OTAN, no entanto, nada se compara com a violência do ISIS. Recentemente, a milícia sunita decapitou dois jornalistas americanos, provavelmente para forçar uma reação ocidental. Deu certo. O futuro da região é agora mais incerto do que nunca. Aliás, os líderes ocidentais se esquecem dos bombardeios indiscriminados que realizaram no Iraque e na Palestina, vitimando dezenas de milhares de civis.

Soldados iraquianos executados pelos terroristas: o massacre continua.

Soldados iraquianos executados pelos terroristas: o massacre continua.

                    O “Estado Islâmico do Iraque e do Levante” (ISIS, em inglês) ocupa uma enorme faixa territorial na fronteira entre os dois países, na qual estão mais de 50 cidades, inclusive Mossul, a principal do norte iraquiano, agora capital do “Califado do Levante”. Mesmo se a OTAN despejar seu poderio sobre a cabeça dos rebeldes muçulmanos, dificilmente irá eliminar o movimento, que conta com apoio entre a população sunita na região.

No fim da tarde a BBC informou que o líder religioso supremo do Irã, o aiatolá xiita Ali Khamenei, decidiu apoiar a luta contra o ISIS. Oficiais iranianos poderiam participar da coordenação das operações.     

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

3 respostas para OTAN vai atacar o ISIS e quer “eliminar” os líderes terroristas. Obama e Cameron assinam declaração conjunta: “os acontecimentos em outras partes do mundo afetam nossa segurança em casa”. A guerra na Síria e no Iraque vai piorar!

  1. WELLINGTON disse:

    Precisam da um basta nesta barbarei tanto no Iraque com na Síria fazer a paz existir é um ato de bravura viver em paz Irã, Estados Unidos, Iraque, Síria e outros precisam acabar com este massacre Deus é fiel e Jesus Cristo é o Grande mediador pelo motivo de trazer a paz e o amor para os homens com igualdade social e sem ganância (Ganância traz guerra e mortes).

    Curtir

  2. WELLINGTON disse:

    A união faz a força só bastou os Estados Unidos fazer sua parte para que os terroristas parassem mais com o terror que vinham fazendo. Precisou que os jornalista forcem morto para tomarem providencias, precisou que um justo e integro homem mora para algo ser feito pelo povo que sofre não foi diferente quando Jesus Cristo Morreu para o povo pará de sofre com o massacre dos romanos cobrando seus impostos altos e fazendo o povo livres de escravos. Precisamos que algo no Brasil aconteça para que o Brasil seja liberto dos governantes corruptos e ladrões que massacra o povo que faz deste país uma nação.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s