80% das notas de real em circulação no país estão contaminadas com resíduos de cocaína. No caso do dólar, 90% têm traços da droga.

Usar notas par aspirar cocaína contamina o dinheiro em circulação.

Usar notas par aspirar cocaína contamina o dinheiro em circulação.

A Associação Americana de Químicos, entidade de classe que reúne profissionais dos Estados Unidos na área de pesquisa de substâncias químicas em materiais de uso público (dinheiro, embalagens, tíquetes etc), iniciou um trabalho há cinco anos para determinar o grau de contaminação das notas em circulação em 30 cidades americanas, canadenses, brasileiras, chinesas e japonesas. A pesquisa mostrou que 90% das cédulas de dólar apresentam traços de cocaína. No Canadá, segundo os técnicos, 85% das notas em circulação estão contaminadas. E, no Brasil, 80% das células de real guardam resíduos da droga.

No caso brasileiro, as notas de 2 reais são as mais contaminadas. A diretoria de meio circulante do Banco Central sabe disso e já explicou: os usuários de cocaína costumam enrolar as notas de reais e fazer com elas um canudo para aspirar a droga. Depois, as máquinas de contar dinheiro dos bancos se encarregam de espalhar os resíduos para outras notas, disseminando a contaminação.

As notas mais usadas pelos viciados.

As notas mais usadas pelos viciados.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fez um estudo científico do problema, chegando à conclusão de que as notas de 2 reais em circulação no centro de Belo Horizonte apresentam “alto grau de contaminação”. Das 50 cédulas analisadas pelos químicos, 43 apresentavam traços de cocaína. O estudo da UFMG pode ser encontrado em: http://www.uff.br/RVQ/index.php/rvq/article/viewArticle/298 .

Agora: o que não ficou esclarecido é se isso representa algum dano à saúde de quem manipula esse dinheiro.

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s