PT, o grande derrotado.

doria-04

Alckmin e Dória celebram a vitória no primeiro turno. Imagem do Portal UOL.

                      O grande derrotado nas eleições de domingo foi o PT. O partido encolheu em todo o país, quando se compara aos resultados que teve há quatro anos. Em São Paulo, perdeu na capital (apesar da reação de Haddad), na região metropolitana, incluindo o ABC, e no interior. No placar das urnas paulistas, ficou em 14º lugar, elegendo apenas 8 prefeitos. Havia vencido em 72 prefeituras na eleição de 2012. Outro desastre foi em Minas Gerais: ficou em 9º lugar. Nem apresentou candidato no Rio de Janeiro, preferindo apoiar o PCdoB. Ficou em 3º em Porto Alegre, antigo reduto eleitoral do PT. Na soma geral dos votos, amargou o 10º lugar.

                                   Dá para ver claramente o peso da Lava-Jato sobre o desempenho petista. As denúncias de corrupção, o impedimento de Dilma, seguidos do estardalhaço na grande mídia, causaram danos irreparáveis. A prisão de algumas lideranças do PT na semana que antecedeu a votação, como Guido Mantega e Antônio Palocci, foi mais um balde de água fria nas expectativas petistas. O partido já estava isolado no Congresso Nacional. Agora, é o grande derrotado nas urnas. Daqui para a frente, pode sofrer dissidências internas que o tornem ainda mais adoecido. Quase amaldiçoado. Por outro lado, pode aproveitar a derrota para rever a sua narrativa e retomar as origens ligadas ao movimento social. E ainda tem um trunfo para 2018: Lula. Se o ex-presidente escapar da provável condenação judicial.

                                   E quem foi o grande vencedor da eleição paulista? Geraldo Alckmin. O governador emplacou João Dória, pouco conhecido do eleitor. Dória fez campanha dizendo que era um gestor e não um político. Funcionou. Alckmin reforça a posição dele na luta interna do PSDB e amplia o cacife para disputar a presidência da República.     

   

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s