O Ministério da Defesa adverte: terroristas cibernéticos podem atacar na Copa 2014

                      A notícia, publicada pela Folha de S. Paulo no dia 31 de janeiro, parece alarmista. Mas tem uma fonte segura: o  coronel Eduardo Wallier Vianna,  coordenador do Centro de Defesa Cibernética do Ministério da Defesa. Segundo o militar, terroristas internacionais e criminosos podem aproveitar o campeonato mundial de futebol para nos atacar.

                      Os alvos principais da ação dos piratas de computador seriam a base de dados das empresas responsáveis pelos ingressos dos jogos e o controle de tráfego aéreo dos principais aeroportos. Ingressos falsos, porém perfeitos, invadiriam o país. “Isso pode gerar confusão, tumulto, mortes” nos estádios, disse o coronel.

                      Se o controle de energia dos aeroportos for atacado, o sistema de tráfego aéreo para. Os voos não chegam a seus destinos. Passageiros não embarcam. É o caos. O Brasil passaria por um vexame mundial, com enormes riscos de segurança.

                      Os crimes cibernéticos crescem a uma velocidade absurda no Brasil. Violações de privacidade, fraudes bancárias, contrabando de dados sigilosos, espionagem… tudo isso e muito mais atormentam o cidadão e as empresas.

                      O Ministério da Defesa só não explicou o que pode ser feito para evitar a tragédia.

Anúncios
Esse post foi publicado em Violência e crime organizado. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O Ministério da Defesa adverte: terroristas cibernéticos podem atacar na Copa 2014

  1. Cássio Freitas disse:

    Se os crimes cibernéticos crescem tão rapidamente no Brasil é devido à nossa incapacidade de lidar com tais problemas. Será que até a copa de 2014 estaremos preparados para nos defender de terroristas internacionais? Se as cosequências podem ser drásticas como descreve o coronel, os espectadores dos jogos correm elevado risco. Penso que não estavamos preparados para sediar uma copa do mundo, pois a própria declaração do coronel mostra como temos preocupações muito mais urgentes, como melhorar a segurança dos brasileiros.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s