Governo compra aprovação da MP dos portos por 1 bilhão

 

portos

A aprovação da medida provisória da modernização dos portos custou ao país a bagatela de 1 bilhão de reais. Foi por meio da liberação dessa polpuda quantia para as Emendas Parlamentares ao Orçamento da União, uma das maiores fontes de corrupção no país. Cedendo à pressão dos “aliados”, o Planalto abriu a bolsa. Conseguiu os votos necessários ao atendimento de uma necessidade real – a modernização dos portos -, mas foi vítima de uma chantagem cínica e indigna, praticada dentro do Parlamento.

Ficamos todos espantados ao ver uma sessão da Câmara se arrastar até altas madrugadas. Parecia que os senhores deputados estavam dando duro para o bem do Brasil. Mas, no fundo, rolava uma negociata inacreditável. Todo mundo sabe o que são essas Emendas Parlamentares ao Orçamento da União: é por meio delas que os deputados conseguem dinheiro para obras em seus estados, todas superfaturadas, sem fiscalização, que enriquecem uma camarilha que só vive disso. É assim também que conseguem dinheiro para as campanhas eleitorais, em troca de favores concedidos a empreiteiros.

A situação dos portos brasileiros é vergonhosa. Estamos carecas de saber. Embarcar uma carga custa três vezes mais do que nos portos mais importantes do mundo. E com um serviço vagabundo: gigantescas filas de caminhões, cargas perecíveis expostas ao sol etc. Tem fila até de navios. De Santos e Paranaguá saem containers lotados de cocaína e contrabando destinados à África e Europa. Mas isso é o de menos: o problema maior é que o custo e a demora detonam a competitividade de nossos produtos de exportação.

Tudo bem. Precisávamos fazer alguma coisa – e o governo editou a Medida Provisória para a nova “abertura dos portos”, desta vez ao capital privado. Sou favorável à parceria público-privada, mas é preciso não confundir essa “privada” com aquele objeto de uso nos banheiros.

portos02

Anúncios
Esse post foi publicado em Violência e crime organizado. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Governo compra aprovação da MP dos portos por 1 bilhão

  1. carlos amorim disse:

    Prezado Carlos Amorim,
    Parabéns pela matéria “Governo compra aprovação da MP dos portos por 1 bilhão”.
    Na minha opinião essa matéria DEVERIA ser divulgada exaustivamente e a nível popularíssimo de norte a sul, de leste a oeste neste Brasil por todos os órgãos da imprensa escrita, falada e televisada, esclarecendo e orientando que todos os brasileiros estão sendo roubados pelo próprio Governo em conluio com o Congresso.
    Os países evoluídos promovem dezenas de PLEBISCITOS anualmente. Neste Brasil já é hora de se aplicar uma grande e saudável reforma CONSTITUCIONAL através da INICIATIVA POPULAR – artigo 14, III da Constituição Federal. É só orientar a população que existe esse direito constitucional e quase ninguém sabe disso.
    Grato pela atenção,
    Atenciosamente,
    Claudino Tessari
    E-Mail:claudino.br@hotmail.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s