Datafolha não faz a conta direito

image

Como pesquisador independente da história contemporânea do Brasil, sem patrocinadores ou filiação partidária, me sinto obrigado a comentar o Datafolha desta semana. O instituto registrou “a maior queda de avaliação de um presidente”, afirmando que Dilma Rousseff despencou na pesquisa, com queda de 27% em apenas três semanas, coisa só comparável à época do movimento dos “caras pintadas”, que derrubou o governo Collor.
Segundo o Datafolha, 30% dos entrevistados consideram o governo bom ou ótimo, contra 57% da pesquisa anterior; 43% dizem que o governo é regular; 25% acham ruim ou péssimo. Mas o instituto – misteriosamente – não faz a soma das aprovações. Se juntarmos ótimo, bom e regular (o campo da aprovação), daria 73%. Contra apenas 25% de ruim ou péssimo. Por que o Datafolha não esclarece isso para seus leitores? A pesquisa, aliás, ouviu 4.717 pessoas em todo o país. Nas somos quase 200 milhões de brasileiros.
No entanto, os números mostram o descontentamento da população em relação aos políticos de maneira geral, aos partidos e ao Congresso. Tudo isso agravado com a repressão policial aos movimentos de rua. Como já disse antes, essa situação terá consequências eleitorais. E a própria pesquisa já mostra que 2014 não vai ser fácil para ninguém.

Anúncios
Esse post foi publicado em Violência e crime organizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s