Ativista procurada pela polícia pede asilo ao Uruguai.

A advogada que pediu asilo, em foto do portal Ninja.

A advogada que pediu asilo, em foto do portal Ninja.

Eloísa Samy, advogada criminalista, indiciada pela polícia do Rio na “Operação Firewall”, que denunciou 23 ativistas como integrantes de uma “associação criminosa armada” destinada a promover protestos violentos durante a Copa do Mundo, pediu asilo político ao Uruguai. Foragida desde o final da semana passada, quando a justiça decretou a sua prisão, Eloísa procurou o consulado uruguaio no Rio e pediu proteção. O caso foi revelado na manhã de hoje (21 jul) pelo Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (IDDH), uma organização não governamental.
Pouco depois, ainda pela manhã, a advogada divulgou um vídeo no YouTube dizendo que estava sendo perseguida por defender a Constituição e o direito de livre manifestação. O governo uruguaio ainda não se pronunciou sobre o pedido de asilo, que inclui um menor de idade sobre quem Eloísa Samy teria tutela legal. A advogada pode se tornar, assim, a primeira exilada brasileira desde o fim do regime militar.
No início da noite surgiu a informação, através dos sites de notícias, de que são três os ativistas que pediram refúgio no consulado.

Anúncios
Esse post foi publicado em Violência e crime organizado. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Ativista procurada pela polícia pede asilo ao Uruguai.

  1. José Antonio Severo disse:

    Exíiio é uma instituição muito séria para abrigar os verdadeiros perseguidos políticos. Essa senhora certamente não conhece leis, o que, uma vez mais, compromete a qualidade dom ensino de nossas faculdades de Direito. O Uruguai certamente não concederá asilo a ela, pois isto seria dizer com todas as letras que a presidente Dilma, como chefe do governo brasileiro, é uma ditadora sanguinária que se comparar a a Medici, Costa e Silva e outros. O Uruguai de Mojica é um país sério..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s