Comando Vermelho queria resgatar Fernandinho Beira-Mar durante julgamento no Rio. Descoberta do plano da facção criminosa impediu nova condenação do traficante.

Fernandinho Beira-Mar no tribunal. Imagem da Globonews.

Fernandinho Beira-Mar no tribunal. Imagem da Globonews.


A descoberta de um plano do Comando Vermelho (CV) para resgatar o traficante Luís Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, um dos fundadores da organização criminosa, levou a Justiça do Rio a suspender o julgamento, marcado para 26 de agosto, de mais um crime atribuído ao líder da facção. FBM, como é conhecido entre a bandidagem, seria levado ao fórum da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para responder por um homicídio cruel. Michel Anderson dos Santos, de 21 anos, desafeto do traficante, foi torturado até a morte em dezembro de 1999. Ele teve as mãos, os pés e as orelhas decepados com uma serra elétrica.
A desembargadora Nilza Bittar aceitou nesta quarta-feira (30 jul) um pedido do Ministério Público para impedir o julgamento, já que havia sérias ameaças de invasão do Tribunal do Júri de Caxias por homens armados. Além do mais, a promotoria alertava para o fato de que a facção criminosa é muito poderosa naquela região e poderia influenciar os jurados. Fernandinho está trancafiado no presídio federal de Catanduvas, interior do Paraná, em regime de isolamento. Até agora já soma penas de mais de 200 anos de prisão.
As leis brasileiras não aceitam a prisão perpétua. Seria o caso, já que ninguém sobreviveria a dois séculos de encarceramento. O máximo admitido pela Lei de Execuções Penais é a reclusão, em prisão fechada, por um período de 30 anos. FBM está perto de completar esse tempo de cadeia.

Anúncios
Esse post foi publicado em Violência e crime organizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s