Embaixador brasileiro vai voltar a Israel. Henrique da Silveira Sardinha ficou um mês afastado de Tel-Aviv, como protesto contra o massacre em Gaza. Depois que o porta-voz da chancelaria israelense chamou o Brasil de “país insignificante” e “anão diplomático”, o presidente eleito daquele país ligou para Dilma e pediu desculpas.

O presidente eleito de Israel.

O presidente eleito de Israel.

                     O Itamaraty anunciou hoje (28 ago) a volta do embaixador brasileiro a Tel-Aviv. Henrique da Silveira Sardinha foi retirado de Israel durante os massacres ocorridos em Gaza. Indignado com a atitude da nossa diplomacia, um porta-voz daquele país desancou o Brasil: “anão”, “país insignificante” e outras barbaridades, chegando a ridicularizar a derrota da seleção na Copa do Mundo. Isso obrigou o presidente eleito de Israel, Reuven Rivlin, a ligar para Dilma Rousseff e pedir desculpas. Nesse telefonema, no dia 11 de agosto, Rivlin disse que as expressões usadas pelo tal diplomata israelense “não correspondem aos sentimentos do povo de Israel em relação ao Brasil”.

                    Mesmo assim, o governo brasileiro preferiu esperar um cessar-fogo entre palestinos e israelenses, quando o conflito já havia vitimado mais de 2.000 palestinos e apenas 67 israelenses. Após o acordo que suspendeu as hostilidades, firmado no Cairo, o Itamaraty julgou adequado anunciar a volta do embaixador. Acompanhe um trecho da nota oficial:

                    “O governo brasileiro confia que o cessar-fogo contribua para estabilizar a região e permita encontrar um encaminhamento definitivo para o conflito entre Israel e Palestina, com base na solução de dois Estados, vivendo lado a lado, em paz e em segurança”.

                    O Brasil, primeiro país do mundo a reconhecer a criação do Estado de Israel, em 1948, defende nos últimos anosa criação de um Estado Palestino livre e independente.       

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s