Nova pesquisa eleitoral mostra Dilma e Marina empatadas com 34% das intenções de voto. E Marina venceria com larga vantagem no segundo turno.

                    O Datafolha divulgou nesta sexta-feira (29 ago) uma nova pesquisa de intenção de votos para a corrida presidencial brasileira. E o resultado – já esperado – mostra empate entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB), ambas com 34%. O candidato Aécio Neves teria 15% e seria descartado já na primeira votação, em 5 de outubro.

                    Uma simulação de segundo turno, de acordo com o Datafolha, apresentou o seguinte resultado: Marina venceria com 50% – Dilma obteria 40% dos votos válidos. Se o embate fosse entre Dilma e Aécio Neves, a presidente seria reeleita: 48% a 40%. Este cenário, segundo os principais analistas políticos brasileiros, vai ficar ainda pior para a candidata do PT nas próximas semanas.

                    Mas é preciso prestar atenção a um detalhe: os institutos de pesquisa no Brasil já cometeram muitos erros. Além disso, o PT tem uma numerosa militância (mais  de 2 milhões de filiados) e sabe fazer campanha nas ruas. Isto pode representar uma diferença importante em relação ao PSB e ao PSDB. Só que, a persistir o crescimento da candidatura de Marina (só nessa última pesquisa ela subiu 13 pontos percentuais), já era. Teremos a segunda mulher e a primeira ambientalista radical no poder.  

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s