A violência está de volta a São Paulo: confronto entre a tropa de choque e manifestantes da FLM transforma o centro da cidade em praça de guerra.

Conflito no centro de São Paulo. Foto do portal de notícias UOL.

Conflito no centro de São Paulo. Foto do portal de notícias UOL.

Uma ação policial para desocupar um prédio invadido por trabalhadores sem-teto, no centro da capital paulista, termina em violência e quebra-quebra. O incidente, logo no início da manhã desta terça-feira (16 set), se alastrou pela área central e durou até a noite. Os invasores, cerca de 200 famílias organizadas pela Frente de Luta por Moradia (FLM), resistiram à desocupação. Houve enorme tumulto. A tropa de choque reagiu lançando granadas de efeito moral e gás lacrimogêneo e disparando balas de borracha.

Ônibus incendiado por manifestantes. Imagem do portal G1.

Ônibus incendiado por manifestantes. Imagem do portal G1.

Os manifestantes ergueram barricadas e atacaram os policiais com paus e pedras. Dezenas de pessoas ficaram feridas no confronto, incluindo soldados, mas sem gravidade. Alguns populares foram atingidos por balas de borracha. Setenta e três integrantes da FLM, além de gente que estava nas ruas, foram detidos. Grupos de mascarados se espalharam por todo o centro, queimando um ônibus e destruindo fachadas de lojas e bancos. No início da noite, novos enfrentamentos ocorreram.

Policiais disparam contra a multidão.

Policiais disparam contra a multidão.

A volta de manifestações violentas, como as do ano passado e na Copa do Mundo, é o pesadelo dos políticos brasileiros. Especialmente às vésperas da mais disputada eleição presidencial dos últimos tempos. Mas é preciso dizer que há no país um déficit habitacional de quase seis milhões de moradias. O governo federal fez grandes investimentos na construção de casas populares, mas o processo é complexo e muito lento.

A batalha da Avenida São João.

A batalha da Avenida São João.

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s