Domingos Meireles é o novo presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A entidade vive uma crise de credibilidade e sérios problemas financeiros. Jornalista e escritor consagrado, Domingos abre um novo horizonte para a ABI.

O novo presidente da ABI.

O novo presidente da ABI.

A Chapa Vladimir Herzog, encabeçada pelo jornalista Domingos Meireles, venceu a eleição para comandar a Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Pela primeira vez, a votação foi nacional, utilizando urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral. E – também pela primeira vez – um repórter assume a presidência da Casa dos Jornalistas. O resultado da votação foi anunciado na noite da última sexta-feira (26 set). Domingos obteve 59,7% dos votos.

A sede da ABI, no Rio .

A sede da ABI, no Rio .

Fundada em 1908, a ABI teve papel destacado na defesa das liberdades democráticas e de expressão no país. Lutou contra a ditadura do Estado Novo, no período de Getúlio Vargas (1930-1945), e contra o regime militar (1964-1985). Esteve à frente da campanha pela anistia (1979) e pela redemocratização do país. Nos últimos anos, no entanto, perdeu o prestígio que tinha e se afastou dos interesses da categoria profissional que representa. Hoje tem menos de três mil associados e está longe das redações. Além disso, vive uma grave crise financeira.

Recuperar a importância da ABI na sociedade brasileira é a tarefa de Domingos Meireles. A chapa vitoriosa reúne jornalistas notáveis, entre os quais se destacam Alberto Dinis, Juca Kfouri, Ferreira Gullar, Audálio Dantas, Ziraldo, Cícero Sandroni, Hélio Fernandes, Flávio Tavares e vários outros. Atualmente, Domingos comanda um programa de reportagens na TV Record.

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s