Dilma chora na TV, ao receber relatório da Comissão da verdade. O governo queria atuar timidamente na divulgação do conteúdo da investigação. Mas a emoção da presidente, ao citar os mortos durante a ditadura, teve efeito contrário, abrindo espaço na mídia nacional e internacional.

Dilma chora na Globonews.

Dilma chora na Globonews.

Deveria ter sido uma cerimônia discreta, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (10 dez). A entrega do relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV) à presidente Dilma Rousseff passaria quase em branco. Teve a presença de dois ministros e alguns parlamentares, além de convidados. Foi bem mais modesta do que a criação da Comissão, dois anos e sete meses atrás. Sob pressão da oposição, o governo não quer abrir uma nova frente de contestação, desta vez com os militares. Mas Dilma se emocionou, contrariando o script da cerimônia. Interrompeu o discurso, tentou conter as lágrimas. Chorou ainda mais, levando a mão direita ao rosto. Tudo registrado pelas câmeras. Enquanto tentava evitar que o choro se tornasse algo convulsivo, o auditório se levantou e a aplaudiu de pé.

As lágrimas de Dilma mudaram o rumo do episódio – e viraram manchete de telejornais e da imprensa mundial. Foi a ex-guerrilheira da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares), opositora radical do regime militar, quem se pronunciou, como em um subtexto do discurso oficial. Lágrimas que suplantaram o comedimento político da conjuntura nacional. Lágrimas que foram mais eloquentes do que ela, que em geral se comunica muito mal. É sair do texto e dá tudo errado.

Assisti ao discurso da presidente na Globonews. E tenho vontade de dizer a ela: chore, Dilma, chore muito mais. Parece que a verdade, independentemente das comissões, está nas suas lágrimas. Chore muito mais e os brasileiros podem aplaudi-la de pé.

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s