Terroristas do ISIS queimam vivas 45 pessoas em cidade iraquiana. O massacre foi a poucos quilômetros de uma base aérea americana, num claro desafio a Barak Obama. A estratégia dos extremistas islâmicos é arrastar todo o Oriente Médio para uma guerra global.

isis 32

Em mais uma demonstração de terror ilimitado, a milícia ISIS (Estado Islâmico do Iraque e do Levante, em inglês) trucidou 45 pessoas na província de Ambar, ao norte do Iraque. Segundo fontes locais, as vítimas são militares e parentes de militares que seriam na base americana de Ain al-Assad. Toda a região está sob cerco dos extremistas. O crime é uma tentativa de arrastar o Tio Sam para um novo conflito de grandes proporções. Recentemente, após um massacre de prisioneiros cristãos, a Jordânia e o Egito declararam guerra contra o ISIS, atacando bases e campos de treinamento da organização com fulminantes bombardeios. Esses ataques aéreos, inclusive, mataram dois reféns americanos em poder da milícia islâmica.

isis 33

A escalada de violência no Oriente Médio, com repercussões na Europa, visa ampliar o conflito. Ao entrar na guerra, o Egito, que vem a ser a maior potência militar árabe, sinaliza para algo de enormes proporções. Israel, por sua vez, já conclui planos para um ataque massivo sobre a Líbia e a Síria. Os analistas de Tel-Aviv não descartam mandar seus modernos aviões e mísseis (inclusive nucleares) até Teerã, a capital iraniana. Para controlar ou neutralizar o ISIS, a OTAN e os países árabes aliados do Ocidente precisariam colocar mais de 200 mil homens no campo de batalha, com suporte de aviação, blindados e marinha. Obama deu o primeiro passo, pedindo autorização ao Capitólio para ampliar o envolvimento americano no conflito. O complexo industrial-militar americano bate palmas para a iniciativa. Uma guerra como essa custaria uns 3 trilhões de dólares.

No entanto, uma agressão dessas proporções ao mundo muçulmano poderia produzir o maior levante desde as Cruzadas. Isto está no cerne da estratégia do ISIS. Cenário da Terceira Guerra Mundial.

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s