Datafolha: Dilma tem a pior avaliação popular desde Fernando Collor. 62% consideram o governo ruim ou péssimo.

Dilma: popularidade em queda.

Dilma: popularidade em queda.

Após ser reeleita com um percentual de apenas 3,27% de diferença nos votos válidos pata o candidato de oposição, a presidente Dilma Rousseff vive agora o seu inferno astral: a pior avaliação de um ocupante do Palácio do Planalto desde Fernando Collor. De acordo com pesquisa do Datafolha divulgada hoje (18 mar), 62% dos entrevistados consideram o governo ruim ou péssimo. Apenas 13% acham o desempenho de Dilma ótimo ou bom, enquanto 24% dizem que é regular. Ou seja: o campo de aprovação (a soma de ótimo, bom e regular) está em 37%. É o pior resultado desde que ela assumiu, em 2010. Às vésperas do impeachment, em 1992, Collor tinha 68% de desaprovação.

O Datafolha mostra ainda que 50% dos entrevistados desaprovam a atuação do Congresso Nacional. Apenas 9% consideram que deputados e senadores têm desempenho ótimo ou bom. O governo reagiu a esses números com uma declaração do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo: “É uma fotografia passageira”. A pesquisa foi realizada logo após as grandes manifestações do último domingo. Não precisa ser nenhum gênio da lâmpada para saber que há pelo menos três razões para a crise de confiança na presidente: as denúncias de corrupção; o fraquíssimo desempenho econômico e o aumento dos preços ao consumidor; a incapacidade do governo de propor um projeto alternativo. E é bom não esquecer: Dilma é refém de um Congresso mal avaliado pela opinião pública. Deputados e senadores é que vão decidir sobre as medidas propostas pela presidente.

No fim da tarde, o Ministro da Educação, Cid Gomes, foi ao Congresso. Da tribuna da Câmara, ele atacou os deputados da base aliada, com a voz alterada, mandando que “largassem o osso” e fossem todos para a oposição. Antes, já tinha dito que ali havia uns 300 ou 400 “achacadores”. Foi aplaudido e vaiado. Mais lenha na fogueira.

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s