Bomba em Oklahoma: atentado terrorista nos Estados Unidos completa 20 anos. A explosão matou 168 pessoas, incluindo 19 crianças. O criminoso foi preso por acaso.

O prédio federal destruído pela explosão.
O prédio federal destruído pela explosão.

 19 de abril de 1995. Nove horas e dois minutos da manhã. Um carro-bomba, com 2.250 quilos de explosivos destrói o prédio de nove andares onde funcionavam escritórios da Receita Federal e do FBI na cidade de Oklahoma, nos Estados Unidos. A explosão matou 168 pessoas, entre as quais 19 crianças em uma creche dos funcionários. Centenas ficaram feridos. Dezenas de carros foram destruídos no estacionamento do prédio. Mais de 300 outras construções foram danificadas na vizinhança.

Noventa minutos após o atentado, o criminoso foi preso. Por acaso. Timothy MacVeigh, ao fugir, estava dirigindo um carro sem uma das placas e foi parado por um policial. Era um militar reformado, veterano de guerra. Timothy planejou o atentado, com ajuda de dois cúmplices, porque achava que o governo americano estava “em guerra contra o povo”. Queria se vingar de um ataque da polícia e do FBI contra uma seita de fanáticos em Waco (Texas), dois anos antes, que resultara na morte de 76 pessoas por causa de um incêndio. Timothy era um lunático perigoso.

Timothy MacVeigh. Foto dos arquivos do FBI;

Timothy MacVeigh. Foto dos arquivos do FBI;

O terrorista foi condenado à morte em 1997 e executado em 11 de junho de 2001. Os dois cúmplices também foram sentenciados: Terry Nichols pegou prisão perpétua e Michael Fortier foi passar 12 anos atrás das grades. Os Estados Unidos têm uma longa tradição de terrorismo doméstico. Dos 44 presidentes eleitos no país, 10 sofreram atentados a bala. Quatro morreram.

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s