“Prefiro morrer a cumprir pena no Brasil”. A frase é de Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, condenado no “mensalão”.

pizzolato 04

Ex-diretor do maior banco público do Brasil, Henrique Pizzolato fugiu para não cumprir a pena de 12 anos e sete meses de prisão imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Refugiou-se na Itália, onde acabou detido. A justiça daquele país aprovou a extradição do “mensaleiro”, mas um senador italiano, Carlo Giovanardi (Partido Área Popular), pede agora a revogação dessa decisão.

Na manhã desta segunda-feira (4 maio), Giovanardi se reuniu com Pizzolato e seus advogados. Durante o encontro, o fugitivo declarou: “prefiro a morte a cumprir pena no Brasil”. O senador, comovido, encaminhou pedido ao Ministro da Justiça italiano para permitir que o sujeito cumpra pena lá mesmo. O parlamentar distribuiu nota à imprensa informando: “A medida coloca em risco a vida de Pizzolato”. Mais uma vez, pesa a péssima imagem do sistema carcerário brasileiro. Segundo observadores internacionais, nossas cadeias não garantem respeito à condição humana.

pizzolato 03

Henrique Pizzolato fugiu utilizando um passaporte falso em nome do irmão, falecido em 1978. Foi de carro até o Paraguai (sempre o Paraguai) e de avião para a Argentina, Espanha e Itália. A escapada – tudo indica – foi cuidadosamente planejada. Isso mostra a índole criminosa do executivo, condenado por ter recebido quase meio milhão de reais de propina, dinheiro que foi entregue em espécie na casa dele.

Mas cadeia no Brasil, nunca!

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s