Força Aérea peruana derruba a tiros avião com piloto brasileiro. Suspeita: tráfico interacional de drogas.

A derrubada do avião no Peru, em foto da Folha/UOL.

A derrubada do avião no Peru, em foto da Folha/UOL.

Por meio de uma nota oficial do Itamaraty, a mídia brasileira tomou conhecimento de que um avião Cesna, monomotor, prefixo CP 2914, foi abatido a tiros pela Força Aérea peruana. O aparelho, pilotado por Asteclínio da Silva Ramos, era suspeito de tráfico internacional de drogas. O abate foi no dia 17 de abril, mas só agora a notícia chegou à nossa valorosa imprensa. A propriedade do avião não foi revelada (ou não foi descoberta), mas o piloto brasileiro foi ferido duas vezes, em um dos braços e no abdômen. Tiros de calibre 7.62mm. No Peru, assim como no Brasil, há leis que autorizam a derrubada de aeronaves suspeitas. No caso do CP 2914, não foram encontradas drogas ou resíduos de drogas no avião.

O piloto brasileiro foi localizado na mata, perto do local da queda. Com ele estava um colombiano. Ambos foram presos. Parece mesmo uma operação suspeita. Mas não há provas de tráfico. Asteclínio foi levado a um hospital em Lima, a capital peruana, e operado. Ele passa bem, mas o caso continua um mistério. Aos 28 anos, o piloto brasileiro, que obteve o brevê em 2013, não tinha antecedentes criminais. Como se sabe, as rotas do tráfico de cocaína passam pelo Peru, a Colômbia (e havia um colombiano a bordo) e a Bolívia. Mas não há provas no caso.

Tudo indica que a aviação de combate peruana estava com um dedo leve no gatilho. Ou já tinha registrado precedentes, que não conhecemos. De todo modo, esse Asteclínio está sob os cuidados da Defensoria Pública do país vizinho e já foi visitado pelos nossos diplomatas. Vamos ver no que dá. Não é todo dia que se derrubam aviões por aqui, em terras bolivarianas.

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s