Repórter da Folha de S. Paulo, em Londres, revela trágico equívoco da polícia britânica ao matar o brasileiro Jean Charles de Menezes. Ele foi confundido com um perigoso terrorista islâmico.

jean charls 01

Uma reportagem na edição online da Folha de hoje (22 de jun), assinada por Leandro Colón, correspondente do diário paulista em Londres, revela que a Scotland Yard matou Jean Charles de Menezes por engano. O mineiro, de 27 anos, foi confundido com um perigoso terrorista da Al-Qaeda. No dia 22 de julho de 2005, uma equipe da polícia britânica disparou 7 tiros contra Jean, a maioria na cabeça, dentro de um trem do metrô londrino, na estação de Stockwell, centro da capital inglesa. Londres, nos dias anteriores, havia sofrido violentos ataques terroristas.

Jean Charles de Menezes foi confundido com Osman Hussain, extremista islâmico procurado pelas forças de segurança do Reino Unido. Ao se aproximar do brasileiro no metrô londrino, os policiais não fizeram nenhuma pergunta, disparando para matar. Jean era um imigrante em situação duvidosa na Inglaterra, supostamente um clandestino. Fazia “bicos” como eletricista, em obras na capital, para sobreviver. Portava uma mochila nas costas, na qual os policiais achavam que havia uma bomba. Por isso atiraram na cabeça, para não dar a ele o tempo de acionar um detonador que não existia.

Os pais de Jean Charles, no interior de Minas.

Os pais de Jean Charles, no interior de Minas.

A Scotland Yard não encontrou nada comprometedor no interior da mochila, de acordo com a matéria da Folha. Muito menos uma bomba. Havia até uma ilustração de Nossa Senhora Aparecida, provavelmente obtida na basílica do interior de São Paulo. Os policiais que o mataram foram absolvidos. E o governo britânico fez um acordo com a família de Jean Charles de Menezes, um pessoal humilde de Gonzaga, no interior mineiro. Os valores jamais foram revelados. O crime foi há dez anos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s