STF aceita delação de Delcídio. O ex-líder do governo no Senado acusa Aécio Neves de receber propina de estatal elétrica e procuradores querem abrir processo criminal contra o tucano. Lula aceita ser ministro e escapa de Sérgio Moro.

impeachment 28

Aécio é acusado por Delcídio do Amaral: recebeu propina de Furnas. Foto GCN.

                                    A cada dia que passa as surpresas aumentam. A delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), aceita pelo Supremo Tribunal nesta terça-feira (15 mar), explode como bomba em Brasília. Atinge Aloísio Mercadante, Ministro da Educação, Aécio Neves, senador e presidente da PSDB, Temer, FHC,  Lula e a própria Dilma. O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, estuda pedir autorização para processar Dilma Rousseff. E os procuradores federais devem pedir, em breve, abertura de inquérito criminal contra Aécio Neves na Lava-Jato. Eles já sabem que o senador tucano tem uma conta secreta (em nome da própria mãe) em Liechtenstein, pequeno país europeu considerado um paraíso fiscal.

                                   As propinas de Furnas teriam sido recebidas nessa conta.  Liechtenstein é menor do que a favela da Rocinha. Tem apenas 37 mil habitantes, mas um PIB de 5,5 bilhões de dólares. Por que será?  Na delação de Delcídio do Amaral, que tem 200 páginas, Aécio Neves  é citado 10 vezes.

                                   E Lula aceita ser ministro de Dilma. Deve ir para a Secretaria de Governo, cargo de articulação política. Como forte personalidade política, o ex-presidente cuidaria de melhorar as relações do Planalto com o Congresso. Que andam muito estremecidas. Os objetivos principais seriam dois: aprovar medidas de ajuste econômico e rejeitar o pedido de impeachment da presidente. A oposição já avisa: vai recorrer à justiça para impedir a nomeação de Lula, por “desvio de função”. Mas tudo indica que a indicação será oficializada amanhã mesmo. Com isso, Lula passa a ter foro privilegiado e só pode ser processado pelo STF. Escapa de Sérgio Moro.

                                   Nos bastidores da crise há comentários de que o juiz federal curitibano já tinha tudo pronto para a prisão de Lula.

                                  

 

                                  

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s