PT e movimentos sociais reagem com grandes manifestações em apoio a Dilma e a Lula. Ministro do STF anula nomeação para a Casa Civil e devolve o ex-presidente para o juiz Sérgio Moro. Lula pode ser preso a qualquer momento.

lula ministro 06

Lula discursa na Avenida Paulista. Imagem do portal Folha.

Centenas de milhares de pessoas atenderam à convocação do PT e de movimentos sociais para defender o governo Dilma e o ex-presidente Lula. As manifestações ocorreram em 54 cidades do país, incluindo as capitais. O protesto foi bem menor do que as mobilizações contra o governo, ocorridas no domingo passado. Mas foram grandes o bastante para mostrar que o PT está vivo e tem capacidade de reação. O próprio Lula foi à concentração na Avenida Paulista, onde discursou para a multidão. Disse que o país não vai aceitar nenhum golpe. Para a imprensa mundial, o país está à beira de um abismo.

lula ministro 05

Manifestações a favor do governo em 54 cidades do país.

Além do PT e do PCdoB, que organizaram o movimento desta sexta-feira (18 mar), a chamada Frente Brasil Popular levou às ruas a CUT, a UNE, a UEE, o MST, o MTST e muitos sindicatos. Ao contrário do que se imaginava, as manifestações foram tranquilas. Não se registraram episódios de violência, apesar de um forte aparato policial. E a cor dos protestos mudou de verde e amarelo para vermelho e branco. As manifestações deixam claro que o país está mesmo dividido. Mostram também que a esquerda vai reagir ao que chama de golpe.

lula ministro 07

Protesto em Brasília. Imagem do portal Folha.

Mas a sexta-feira reservava uma péssima notícia para o governo e para Lula: o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar a uma ação do PSDB e do PPS cancelando a posse do ex-presidente como Ministro Chefe da Casa Civil. Pior: devolveu Lula ao juiz Sérgio Moro, já que ele deixa de ter prerrogativa de foro. Gilmar Mendes disse que há indícios de fraude processual, de modo a impedir, com a nomeação, que Lula enfrente a justiça. O ministro do STF, em várias ocasiões, deixou claro que não gosta de Lula, nem de Dilma e muito menos do PT. Quando presidiu a Suprema Corte, foi chamado pela revista Veja de “chefe da oposição”, pecha que o magistrado rejeita.

A decisão de Gilmar Mendes é provisória, como qualquer liminar. Lula pode recorrer ao plenário da corte. Mas isso demora. E enquanto demora, ele pode ser preso. Muita gente acredita que a prisão pode ser decretada a qualquer momento. Está nas mãos de Moro.

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s