Teori põe limite em Sérgio Moro: ministro mandou devolver investigação contra Lula para STF. Dilma diz que vai barrar o golpe, mas a situação dela no Congresso piora muito.

odebrecht 01

Marcelo Odebrecht: se ele falar, a terra treme. Imagem portal Veja.

                 No início da noite desta terça-feira (22 mar), o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal, resolveu colocar alguns limites na atuação do juiz Sérgio Moro. Relator da Lava-Jato do STF, Teori mandou o juiz de Curitiba remeter a Brasília toda a documentação da investigação contra o ex-presidente, incluindo as gravações telefônicas, sobre as quais decretou sigilo. Moro tem que obedecer e fica de mãos amarradas. Não pode tomar nenhuma atitude em relação a Lula. Muito menos pedir a prisão dele.

                                   Habilidoso, porém, o ministro não deu posse a Lula na Casa Civil. Se fizesse isso, iria contrariar a tradição da corte, onde nenhuma decisão monocrática (individual) de um dos juízes é anulada por outro. No caso, seria como desautorizar Gilmar Mendes, cuja liminar, na última sexta-feira, impediu Lula de tomar posse e de ter foro privilegiado no Supremo. A decisão de mudar isso cabe ao plenário do tribunal, que só deve se reunir no início de abril para tratar desse assunto. Ou seja: parou tudo relacionado a Lula.  

odebrecht 02

Vice do Corinthians preso pela Lava-Jato.

                                   Foi mesmo uma super terça-feira. O dia já amanheceu com a Polícia Federal na rua, levando 110 mandados de busca, apreensão e até de prisão preventiva. Todos assinados por Sérgio Moro. Alvo: a Construtora Odebrecht, acusada de abrigar um “departamento de propina” em seus escritórios. É claro, minha gente, dar dinheiro para políticos e atravessadores gera enorme burocracia. Havia mesmo um segmento da empresa especializado em corrupção – e clandestino. De quebra, os federais também prenderam um vice-presidente de futebol do Corinthians, que teria recebido meio milhão de reais, em dinheiro, durante a construção do estádio do “Itaquerão”. Na casa dele foram encontradas duas pistolas sem registro. Foi em cana, pagou fiança e foi liberado. A construtora investigada participou da obra no timão. E correu a informação de que Marcelo Odebrecht, dono da companhia, um dos mais importantes empresários do país, está negociando uma delação premiada. O empreiteiro, preso desde junho do ano passado, já foi condenado a quase 20 anos de cadeia. Se ele contar o que sabe, o mundo vai tremer!

odebrecgt 03

Dilma discursa no Planalto. Foto Agência Brasil.

                                   Pela manhã, Dilma recebeu no Planalto um grande número de pessoas ligadas ao judiciário: juízes, procuradores, professores de Direito, estudantes. Durante mais de três horas, foi um barulhento ato de apoio à presidente, reunindo mais de 300 pessoas. Quase um comício: muitos aplausos, palavras de ordem, gritos de guerra. Dilma discursou, com transmissão ao vivo de rádio e TV. Disse que vai barrar o golpe e que não renuncia. Mas, no Congresso, a situação da chefe do governo piora a cada minuto: agora já se dá como certo que será derrotada na comissão do impeachment. Isso quer dizer: o processo de cassação será aberto.                                 

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s