Acordo de partidos assegura quórum para cassar Eduardo Cunha. Mas o “centrão” conservador conspira: quer evitar a perda dos direitos políticos do deputado. Teremos uma segunda-feira agitada.

cuha-e-claudia-01

Cláudia e Cunha: o casal acusado de ter contas secretas na Suíça. Foto de divulgação.

                                    Pela primeira vez nos últimos anos, partidos políticos opostos, como o PSDB e o PCdoB, ou o PSOL e o PDT, se unem para garantir a cassação de Eduardo Cunha na próxima segunda-feira. Ao todo são 9 legendas, que devem assegurar 216 dos 257 votos necessários à condenação definitiva do ex-presidente da Câmara dos Deputados. O PT já fechou questão – é claro.  Outros partidos, mais oportunistas, como o PMDB de Michel Temer, decidiram liberar suas bancadas. Cada um vota como bem entender. Isso significa: pode fazer acordo com Cunha; pode faltar à sessão de julgamento; pode fazer o que achar melhor. É uma demonstração clara de que cassar Dilma foi diferente de cassar Cunha. No caso da ex-presidente, o verbo aplicado foi “caçar”, com cedilha, que significa abater.

                                   Para consumar a derrubada de Cunha,  faltam 41 votos. Dá-se como certo que ele não vai escapar. Nem  o  próprio deputado acredita que vá sobreviver. Como todo carrasco após a execução (de Dilma, no caso), Cunha deve cumprir o destino dos carrascos: o lixo da história. Ele não interessa a mais ninguém. Muitos dos aliados de ocasião já se afastaram, incluindo Temer. Ficaram apenas os cúmplices. No entanto, a política brasileira é feita de surpresas. Grandes surpresas!

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s