Protestos em frente ao Congresso: bombas de gás, tiros, cavalaria e tropas de choque nas ruas da capital; carros virados e incendiados, barricadas de fogo na Esplanada dos Ministérios e violência entre manifestantes contra e a favor do governo. Deputados da oposição ocupam os microfones da Câmara para pedir o fim da ação policial contra sindicatos, índios, movimentos sociais e partidos de esquerda. Terça-feira quente no planalto central do país.

bomba-em-brasilia-02

Confronto diante do Congresso Nacional. Foto Agência Brasil.

                                   Mesmo com a tragédia da Chapecoense e com a decretação de luto oficial no Brasil, os presidentes da Câmara e do Senado decidiram que iriam trabalhar nesta terça-feira (29 nov). Escolheram o dia errado. Um grande número de manifestantes se reuniu diante do Congresso, enquanto os parlamentares tentavam votar a PEC do teto de gastos públicos (Senado) e as “10 medidas contra a corrupção” (Câmara). As duas medidas são inflamáveis. E – de fato – o clima em Brasília se inflamou. Reduzir o investimento público por 20 anos é um atentado contra a educação, a saúde, a moradia e a segurança pública. Enquanto a corrupção prospera. Modificar as “10 medidas” é atentar contra a sanidade pública: eles querem proteger o interesse privado contra o   interesse público. A ideia é salvar os ladrões, enquanto a plebe sofre.

                                   Os acontecimentos da terça-feira, em Brasília, revelam o drama do país. Temer, em coletiva no domingo, disse não temer manifestações populares. Mas, no pano de fundo da crise, já se comenta que o presidente assumido após a queda de Dilma está procurando os militares para assegurar uma governabilidade além da maioria eventual que tem no Congresso. Mas há um fator imponderável nessa questão: o povo. Se o povo entrar em cena, muda tudo.

                                   Vamos aguardar para ver que tipo de queda de braços está em curso no país.        

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s