Operação “Carne Fraca” pode ter sido manobra para desviar a atenção da Lava Jato quando as acusações da PGR atingiam frontalmente os aliados de Temer. Foi deflagrada no dia do terceiro aniversário da Lava Jato, como a dizer: temos outras coisas para investigar. O tiro saiu pela culatra.

carne fraca 01                                    A atuação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, ao desencadear a operação “Carne Fraca”, com grande estardalhaço, deixa muitas perguntas sem resposta. A primeira é óbvia: por que justamente no terceiro aniversário da Lava Jato? Seria uma rivalidade interna entre os federais, para mostrar quem faz o estrago maior ou quem é mais importante? Talvez apenas para afirmar que o país tem outras coisas importantes a investigar, como a comercialização de carne podre para os mercados interno e externo? Essa é a segunda pregunta óbvia. Mais uma: é apenas coincidência que a “Carne Fraca” tenha aparecido justamente quando denúncias graves da Lava Jato atropelavam ministros e aliados do governo Temer?

                                   A minha quarta pergunta é ainda pior: se a ação policial foi apenas uma conspirata, seus autores tinham noção do desastre que causaria na já combalida economia brasileira? A reação interna foi de comoção nacional. As melhores marcas do marcado estariam vendendo produtos cancerígenos e fora de validade para o populacho em geral. As vendas caíram no supermercado. As ações das companhias desabaram na bolsa. E os consumidores internacionais reagiram com o cancelamento de importações. Verdadeiro tormento para uma das maiores cadeias produtivas do agronegócio. O Brasil é o maior exportador mundial de carne in natura.

carne fraca 02

O presidente e o ministro tentam explicar o inexplicável. Foto Agência Brasil.

                                   Outra coincidência: a “Carne Fraca” foi divulgada na mesma semana em que o governo Temer lançava uma campanha publicitária, em todos os veículos, cujo mote é “o presidente certo na hora certa”. Talvez o mandatário, que carrega a pecha de golpista, tenha sido mal assessorado nessa questão. A “Carne Fraca” só mostrou que a corrupção atinge todos os lares do país. E o resto é bobagem. O estrago foi maior do que algum eventual dividendo político. E o próprio governo teve que sair a campo para reverter o dano econômico. Mas ainda não conseguiu.

                                   O fato é que a tal operação federal já foi seguidamente denunciada por falta de provas científicas. A própria PF tentou dar meia volta. E o governo quer explicar aos estrangeiros que tudo isso é só mais uma trapalhada brasileira. Mas o prejuízo pode chegar à casa do bilhão de dólares.  

  

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Operação “Carne Fraca” pode ter sido manobra para desviar a atenção da Lava Jato quando as acusações da PGR atingiam frontalmente os aliados de Temer. Foi deflagrada no dia do terceiro aniversário da Lava Jato, como a dizer: temos outras coisas para investigar. O tiro saiu pela culatra.

  1. José Antonio Severo disse:

    Além de tudo o que você corretamente analisa, também a carne mostrou que é fortíssima. Foram os consumidores que obrigaram os países importadores e retomarem as compras brasileiras. Não haveria quem pudesse suprir o mercado com nossos preços. E tampouco suprir o mercado. Diria um consumidor chinês: tudo bem que se rejeite a carne dos brazucas, mas botem meu bife na gôndola do supermercado. O único resultado palpável é que os brasileiros tiveram de dar descontos para desembarcar as partidas que estavam no mar, viajando. Entre jogar fora ou trazer o navio de volta, melhor torrar na bacia das almas. .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s