Comandante do Exército insinua que pode haver intervenção militar se o governo Temer e o Congresso tentarem impedir a Lava-Jato. O general Villas-Boas afirmou que “o país está à deriva” e vive a maior crise ética da história.

general villas boas 01

O comandante-em-chefe do Exército. Foto oficial.

Pela segunda vez em menos de um ano, em   conversa com a repórter Mónica Gugliano, do jorna Valor Econômico (Grupo Globo), o comandante-em-chefe do Exército, general Eduardo Villas-Bôas, rompe o silêncio típico do alto comando para falar de política. O militar disse que o Brasil está desgovernado. E fez uma forte defesa da Lava-Jato:

_ Acho importante todo esse processo que estamos vivendo em decorrência da Lava-Jato e de outras operações. A Lava-Jato é a esperança de que se produza no país mudança nesse aspecto ético que está atingindo nosso cerne, que relativiza e deteriora nossos valores – disse o general, que defendeu a atuação do Ministério Público e do judiciário.

O general disse que não importa se a Lava Jato atingir governo e Congresso indiscriminadamente: “Que seja! Este é o preço que tem que se pagar”. A forte declaração, vinda de quem vem, dá sinal claro de que as forças militares não vão tolerar o acadelamento da política no pais. E o comandante ainda acrescentou:

_ Interpreto o desejo daqueles que pedem intervenção militar ao fato de as Forças Armadas serem identificadas como reduto onde esses valores foram preservados.

Mais claro do que isso é impossível. Só que o general Villas-Boas relativizou a intervenção, ao afirmar que o Brasil de hoje é diferente e muito mais complexo do que em 1964. Ele disse que agora, apesar de tudo, as instituições funcionam. Isto dá a entender que uma intervenção seria para assegurar o cumprimento das leis – e não para se aboletar no poder. Curioso: a grande mídia ignorou as palavras do comandante. Não vi no JN.

Para bom entendedor, meia palavra basta!

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s