Temer assina decreto extinguindo reserva ambiental de 4 milhões de hectares na Amazônia. A medida é para beneficiar mineradoras e políticos do Norte do país. Gisele Bundchen protestou no Twitter.

gisele 01

A modelo disse que decreto de Temer é “uma vergonha”. .

                                   O decreto foi publicado ontem (23 ago) no Diário Oficial da União. Não teve nenhuma publicidade por parte do governo de Michel Temer. Ao contrário: se pudesse, seria um decreto secreto, porque talvez esconda interesses duvidosos. A Reserva do Renca (Reserva Nacional do Cobre e Associados) tem 4 milhões de hectares de matas e grandes rios, entre os estados do Amapá e do Pará. Na região há ao menos quatro áreas de proteção ambiental e duas reservas indígenas. Foi o último general-presidente do ciclo militar, João Figueiredo, quem criou a reserva, em 1984. Serviria para proteger fauna e flora e manter sob a proteção do Estado uma inacreditável quantidade de minerais precisos. Ouro, ferro, cobre e urânio são abundantes naquela região.

                                   A decisão de Michel Temer, dizem as más línguas, foi em troca dos votos da bancada do Norte para impedir a abertura de inquérito criminal, no STF, contra o presidente. Parece incrível, mas nessa terra de meu Deus tudo vale. Deputados federais e senadores do Amapá e do Pará, representando interesses de grandes mineradoras, estariam por trás da negociata. Parece ser a primeira vez que uma reserva ambiental na Amazônia é extinta por ato do próprio governo, que deveria preservar as riquezas naturais brasileiras. Grupos ambientalistas e parlamentares da oposição já se movimentam para recorrer à Suprema Corte.

                                   A gritaria dos defensores da natureza, no exterior, já começou. A notícia está nas primeiras páginas e nas TVs. Até a modelo Gisele Bundchen pôs a boca no trombone do Twitter: “É uma vergonha! Estão leiloando a nossa Amazônia”. A gaúcha é uma ativista ambiental. O caso já chegou às Nações Unidas. É inacreditável: Temer, que já não governa nem a base parlamentar dele, troca riquezas do país para continuar no Planalto por mais um ano.

                                   Foi por isso que bateram tantas panelas?     

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s