Donald Trump acende um rastilho de pólvora no Oriente Médio. Acaba de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. E – risos – diz que vai erguer ali uma embaixada americana como monumento à paz.

 

                      Em um rápido pronunciamento pela televisão, na Casa Branca, o presidente americano rasgou 70 anos de política externa dos Estados Unidos. Anunciou, sem dar direito a perguntas dos jornalistas, que vai transferir a embaixada do país dele: de Tel-Aviv para Jerusalém. Tornou-se o único país do mundo a reconhecer a Cidade Santa como capital do Estado Judeu. Desde 1947, após a Segunda Guerra Mundial, Jerusalém havia sido declarada “cidade internacional” pelas Nações Unidas, porque abriga as relíquias das três maiores religiões do mundo: cristãos, judeus e muçulmanos.

                             Com tal declaração estapafúrdia, desconhecendo os alertas de perigo dos aliados na região, o topetudo Trump acendeu o pavio de novos (e graves) conflitos no Oriente Médio. A reação palestina foi decretar “três dias de fúria” contra a medida unilateral. Vem por aí mais violência e mais terrorismo. Dois dos mais tradicionais aliados americanos, a Arábia Saudita e a Turquia, fizeram pronunciamentos públicos avisando que a decisão de Trump atravessava uma linha vermelha no mundo muçulmano. Com certeza, o Hamas e o Hezbollah, grupos islâmicos radicais, afiam as armas. Sem falar da Al Qaeda e do ISIS.

                      E por que Donald Trump fez isso, justamente agora, sem qualquer motivo aparente? Porque a colônia judaico-americana exerce enorme influência na política e na economia do país. E boa parte do segmento se identifica com o Partido Democrata, opositor de Trump no Parlamento americano. Ao dizer que Jerusalém é a capital de Israel, atende a esse segmento da vida nos Estados Unidos. E ele não está nem aí para a violência que vai provocar. É só um populacho do Oriente Médio.

                      E o resto é bobagem!

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s