Apoiadores de Lula começam a montar um enorme acampamento em Porto Alegre, a um quilômetro do TRF-4, que deve julgar o ex-presidente na quarta-feira. Centenas de militantes do MST estão envolvidos na obra. As autoridades locais estimam que 450 ônibus, com mais de 22 mil manifestantes, chegarão ao acampamento nesta segunda-feira.

lula X moro na 4a feira

                                   As estimativas mais pessimistas dão conta de que mais de 50 mil manifestantes devem acompanhar o julgamento de Lula no TRF-4. A Frente Brasil Popular, que reúne 88 partidos e movimentos de esquerda, promete cercar a corte de segunda instância em Porto Alegre. O que está em jogo é a confirmação ou não da sentença do juiz Sério Moro, que condenou o ex-presidente a nove anos e meio de prisão por causa do triplex do Guarujá. No meio jurídico, o triplex é considerado um caso muito fraco, do ponto de vista legal. Até porque este mesmo apartamento já foi arrestado pela justiça federal como garantia de dividas da Construtora OAS, a verdadeira proprietária do imóvel. O nome de Lula nunca apareceu nessas transações. Não há documento – nem certidões públicas.

                                   Mas, vamos lá:       

                                   Sérgio Moro decidiu que não poderia ter sido outra coisa: Lula teria recebido (teria) o apartamento em troca de favores relativos à OAS, em troca de contratos milionários com a Petrobras. Mas não há um único documento sobre isso, a não ser uma delação premiada de um executivo da OAS. No entanto, os observadores independentes, como eu, acreditam que Lula será condenado em segunda instância, por 2 votos a 1. E não será preso. Continuará candidato em 2018. A questão se reverterá ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE).  No STF, Lula tem uma boa chance. A partir de hoje (22 jan) são esperados protestos em vários pontos do país.  

                                   Tudo isso só vai se resolver às vésperas do pleito eleitoral de 2018.      

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s