Manifestantes ocupam o centro de Porto Alegre. Prédios públicos foram esvaziados e empresas dispensaram funcionários. 4.500 homens da Brigada Militar estão nas ruas e o Exército está em prontidão. O espaço aéreo foi fechado por ordem dos militares. É o cenário para a condenação de Lula.

dilma em porto alegre

Dilma fez discurso em Porto Alegre. Imagem do portal ZH;

                                    A campanha presidencial começa amanhã. O julgamento de Lula pelo TRF-4 dá a partida. Milhares e milhares de apoiadores do ex-presidente cumpriram a promessa de ocupar Porto Alegre. Na Bahia, o MST fechou nove rodovias com barricadas – e há protestos em muitos outros pontos do país. Um efetivo policial-militar de quase dez mil homens está mobilizado em Porto Alegre, para a eventualidade de enfrentamentos. São 4.500 homens da Brigada Militar, policiais federais e tropas das Forças Armadas em regime de prontidão. É a maior mobilização desde 1964.

                                   Dilma Rousseff discursou por meia hora diante dos manifestantes. Sob aplausos. E Lula promete estar presente amanhã. Enquanto for julgado pelo TRF-4, deve estar na rua fazendo o que sabe melhor de política: falar diretamente ao povo. Nisto é imbatível. Mas a previsão do tempo para Lula e o PT é de chuvas e trovoadas. Provavelmente, será condenado pela segunda vez, por 2 votos a 1. Há quem imagine que a condenação será unânime: 3 a 0. Só que Lula não será preso imediatamente. O tribunal deve dar a ele o direito de recorrer em liberdade. E há vários recursos – até à Suprema Corte. Continua candidato do PT ao pleito de outubro. Mas a situação dele é tão periclitante, que não é um candidato unânime nem para a esquerda.

                                   O registro eleitoral de Lula pode ser cassado a qualquer momento, com base na Lei da Ficha Limpa, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma legislação aprovada com amplo apoio do PT e da esquerda em geral. É o feitiço contra o feiticeiro. PSOL, PDT, PSB, Rede e PCdoB, a base da frente socialista, apesar de declarar apoio a Lula, já avisam que terão candidatos próprios à Presidência da República. Não querem ser reféns de um candidato que pode desaparecer de repente. E porque abririam mão de apresentar suas posições – especialmente contra as reformas de Temer – durante a campanha eleitoral. Sinuca de bico: se Lula sobreviver, ganha a eleição, como garantem todas as pesquisas de opinião.

                                   Com tamanha confusão, é bom recordar a letra de uma canção do Chico Buarque: “antes que um aventureiro lance mão”. Pode ser um Bolsonaro, um Huck, uma Marina. No pleito desse ano, o eleitor terá que fazer um enorme exercício de compreensão da realidade brasileira. E isto não é fácil no Patropi.  

                                          

Anúncios
Esse post foi publicado em Politica e sociedade. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Manifestantes ocupam o centro de Porto Alegre. Prédios públicos foram esvaziados e empresas dispensaram funcionários. 4.500 homens da Brigada Militar estão nas ruas e o Exército está em prontidão. O espaço aéreo foi fechado por ordem dos militares. É o cenário para a condenação de Lula.

  1. Baumann disse:

    Amorim,

    Veja meu Face. Estive na Paulista hoje o que vi por lá, é uma aperitivo de amanhã. Muita coxinha e pouca mortadela.

    Abração,

    Cacau

    Curtir

  2. Baumann disse:

    1 – Segundo a Brigada Militar, são aproximadamente 1500 petistas pagos e alimentados cuja maioria nem sabe o que está fazendo lá.

    2 – Na Bahia grupelhos de 8 a 10 terroristas incendiaram pneus nas estradas. Rui Couto, petista disfarçado, segurou a polícia nas estradas estaduais, mas nas federais o couro comeu.

    3- Pixuleco inflado agora na Paulista com mais de mil pessoas junto ao carro de som.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s